Publicidade

Adeus, CBF? Clubes se preparam para comandar o novo Campeonato Brasileiro

Futebol brasileiro caminha para modelo europeu, com gestão própria e independência da CBF

02/07/2025 às 15h45 Atualizada em 05/07/2025 às 23h11
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução / Internet
Reprodução / Internet

Após anos de debates, disputas políticas e tentativas frustradas, o futebol brasileiro está a um passo de uma grande revolução em sua estrutura. Segundo o jornal Estadão, os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro estão prestes a assinar o acordo que oficializa a criação da tão aguardada Liga Brasileira de Futebol. O documento já está finalizado e nas mãos dos representantes das duas principais frentes de negociação: Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e LFU (Liga Forte União).

A mudança representa um marco histórico. A partir de 2027, 40 clubes das duas principais divisões passarão a organizar o Campeonato Brasileiro de forma independente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tradicionalmente controla a competição. Até lá, em 2026, a CBF continuará responsável pelo Brasileirão, funcionando como um período de transição.

Fim da dependência da CBF

O novo modelo seguirá os moldes das principais ligas europeias, como a Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e Serie A (Itália), onde a organização do campeonato nacional não é feita pela federação local, mas por uma liga de clubes, com maior autonomia de gestão, negociação de direitos de transmissão e planejamento comercial.

Continua após a publicidade

A Liga também ficará encarregada da arbitragem, um dos setores mais criticados no futebol nacional. Ainda que a CBF auxilie inicialmente, a meta é criar um corpo totalmente independente, com investimentos em tecnologia, capacitação de árbitros e estrutura de governança, incluindo a criação de um fundo próprio.

Calendário e estaduais em xeque

Outro ponto que entra em debate é o calendário do futebol brasileiro. Com a nova Liga, cresce a pressão para a redução dos campeonatos estaduais, permitindo uma temporada mais racional, com menor desgaste físico dos atletas e maior valorização das competições nacionais.

Com a iminente assinatura do acordo, o futebol brasileiro pode estar às vésperas de uma transformação profunda e, finalmente, se alinhar aos modelos de sucesso da Europa. A expectativa é que essa reestruturação traga mais transparência, profissionalismo e equilíbrio ao futebol nacional.

LEIA MAIS: Maiores torcidas do Brasil: São Paulo aparece no Top-3 e fica na frente de rival

Continua após a publicidade

Saiba tudo do São Paulo! Nos siga no InstagramFacebookTwitter ou receba todas as notícias do Tricolor no seu WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários